quarta-feira, 11 de março de 2015

O pescador e o Executivo

O céu é o mesmo por cima de nossas cabeças, mas, o que muda é forma de como o observamos.


O olhar de um pescador e de um executivo.
O pescador acordou e olhou para o céu e o que viu foi um manto negro com estrelas. E antes de deixar a sua casa e a sua família, fez uma oração para que a pesca naquela madrugada fosse farta.

O executivo acordou em seu quarto confortável, numa cobertura luxuosa e como sempre foi ordenado para os empregados para que não abrissem as janelas antes das dez da manhã.

O pescador voltava com o seu barco que precisava de uma nova camada de tinta, com os cestos pela metade, o dia não tinha sido bom e ainda tinha que ser rápido para vender na feira de pescado e torcer para que o comprador dessa vez  dê um preço justo.

O executivo preso no trânsito em  seu carro blindado com  motorista, que nem sabia ao certo se o chamava  José ou João. E o hábito de ler o jornal é que nunca tinha mudado ainda mais em momentos de crises, na verdade o país vivia em crise!
E que logo dezembro chegue para assim viajar com a terceira esposa e os filhos universitários para  esquiarem na Europa.

O pescador ficou sem jeito quando viu os filhos chegarem da escola carregados seus livros, mas só que mais uma vez naquele mês não daria para comprar o tênis novo para o filho. E a esposa compreensiva, tinha pegado mais roupas para costurar.
A tarde, foi no bar onde ficavam os outros pescadores e trabalhadores e não quis pendurar mais nada no bar do seu Getúlio, pois o café de casa só iria durar mais dois ou três dias e caso não tivesse dinheiro iria pendurar mais meio quilo de pó.

O executivo almoçou ao lado de pessoas importantes da sua mesma linhagem e de interesses em comum, no final daquele almoço num lugar tão refinado, sem muito olhar em volta e pagou aquele almoço e o vinho mais caro do lugar, com grande satisfação.




O pescador ouviu uma conversa  no bar do seu Getúlio que um dos moradores da vila, tinha ido para cidade e, trabalhava numa fabrica ou algo assim e que ganhava bem fazendo horas extras e tinha carteira assinada e morava num prédio com sala e dois quarto. O pescador voltou para casa pensando naquela possibilidade, na segurança que poderia dar a sua família.

O executivo tentou uma manobra naquela tarde na bolsa de valores, aproveitando o palpite de um caro colega. Quase varou a noite para fechar aquele negocio. E quando chegou em casa, foi então que lembrou do jantar que sua esposa tinha marcado a mais de um mês. Agora ela dormia no quarto ao lado e na sala da cobertura tinha estilhaços de algumas taças pelo chão.

O pescador estava decidido iria para a cidade, trabalharia em tudo que aparecesse e quem sabe daqui um tempo, voltaria para o seu mar.

O executivo depois de uma manhã cheia e conturbada em casa e na empresa sentiu uma dor e acordou em uma cama de hospital.

O pescador junto com a família começava a construir bloco por bloco um muro alto e sem fim, dia a após dia, de sol a sol.

O tempo passou...

O executivo recebeu ordens médicas e foi relaxar perto do mar, mas já estava entediado com o balanço do mar, o céu azul e até das caminhadas na areia da praia que já não achava graça alguma. A saudade dos edifícios de concreto, que avistava da sua sala onde ficava horas e horas olhando da janela as luzes acesas, os carros que pareciam miniatura, os aviões sobrevoando o céu. Pra ele isso era vida.

O pescador cansado com o ritmo da cidade, do ar, da correria, o dinheiro que vem e que vai e todo o consumismo e as filas em tudo que precisava tanto na urgência como para a diversão, estava cansado e estava com saudades do mar, do céu e do velho barco.

Mas, os dois tinham que viver, manter o que tinham mesmo sendo tudo ou mesmo sendo o nada.
Presos e infelizes em seus mundos numa rotina impostas por outros homens.


Fim


c Roberta Del Carlo c 

3 comentários:

  1. Dois mundos diferentes. Rotinas que entendiam ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo... Vivemos presos em mundos que muitas vezes não sonhamos, mas que necessitamos... Parabéns Rô... adorei!

    ResponderExcluir
  3. Del Carlo, sua visão magnânima é realmente inspiradora. Aliás, estenderia o texto - que, para mim, mais parece uma crônica divina - e o transformaria em livro, confio na sua capacidade para isso. Explore os dois mundos, avive os personagens, dando-lhes nomes. Obviamente, esqueci os pormenores, como erros de pontuação, sendo que não encontrei nenhum lapso gramatical. E tudo por culpa da essência primorosa das suas palavras. Faça com que ambos se encontrem em determinado momento, pescador e empresário executivo, cruze os destinos... um precisará do outro, tal como o médico necessita do mecânico para fazer seu carro funcionar e, assim, seguir à sua jornada de trabalho: salvar vidas. Compreende?
    Enfim, apenas uma sugestão dessa que já se tornou sua fã.
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir